A amamentação, sem dúvida, é um dos maiores desafios da vida de uma mulher. Mesmo assim, muitas mamães, apenas no finalzinho da gravidez, se dão conta que não se prepararam adequadamente para amamentar.

Durante a gestação, ficamos tão focadas no parto, imaginando e nos preocupando como esse bebê vai sair da barriga, se vai ser parto em casa ou hospitalar, natural, normal ou cesária, se vai doer, se não vai, se vamos ficar nervosas ou tirar de letra e curtir, se o pai estará presente ou não, se vai ter filmagem, champanhe, charuto, lembrancinhas da maternidade… Além do parto tomar o principal lugar em nossas mentes e em nossos corações, ainda não sabemos direito como deve ser realmente esse preparo para amamentação.

Quando perguntamos para um profissional de saúde como deve ser o preparo para amamentação, normalmente nos é indicado uma pomada para passar no mamilo, como se aquilo fosse a única solução para uma amamentação bem-sucedida. E nem dá para imaginar que é preciso fazer tantas coisas além do preparo da mama.

E então, na tentativa de acertar, começamos a comprar ítens desnecessários e não os que realmente importam e que vão nós levar a amamentação tranquila e sem dor.

Você se sente preparada para amamentar seu bebê?

E eles não são baratinhos, não! São bicos intermediários de silicone de vários tipos, conchas para amamentação, bombas tira-leite, almofadas de vários formatos e estampas lindas, poltronas, sutiãs, pomadas, protetores de seios, chás para aumentar o leite, e por aí vai…

Muitas vezes compramos por desencargo de consciência mesmo, e nem mesmo sabemos se realmente é necessário e muitas vezes essas embalagens mal são abertas.

Até mesmo itens como conjunto de mamadeiras são encontrados nessas listas, o que se torna uma incoerência, se formos pensar bem, pois se sua intenção é amamentar no peito, para que você usaria várias mamadeiras? Mas, mesmo assim, compramos! Vai que algo não dê certo! Mas, não nos dedicamos a aprender, com antecedência, como “corrigir” a amamentação caso algo não esteja bem. Esse item, sim, deveria estar nas listas…

O que quero te chamar a tenção agora é que, muitos desses itens, além de não ajudar, até atrapalham na amamentação.

Lista de Enxoval para bebê

Amamentar vai muito além do desejo e da vontade da mãe. É preciso estar bem informada e com a mente equilibrada para que tudo flua bem. A amamentação é muito influenciada pela condição emocional da mulher. A descarga de adrenalina no momento da amamentação pode influenciar no fluxo de leite.

Além disso, temos que aprender a lidar com a fusão emocional (dois corpos em um), como foi muito bem colocado por Laura Gutmam, no livro Maternidade e o encontro com sua própria sombra. Energeticamente você e seu bebê estão em fusão, estão ligados e precisamos aprender, entender e conviver com essa nova situação.

Amamentar vai contra tudo e contra todos. Nossa cultura é uma cultura de desmame precoce e na primeira dificuldade não faltarão pessoas te dizendo para você dar a mamadeira, e pronto!

Mas, o que não sabem é que por mais cansada que a gente esteja, por mais exausta e por mais que estejamos sentindo dor, para nós ainda somos melhor do que a sensação de dar a mamadeira e nos sentirmos incapazes de alimentar nosso próprio filho.

Preparar nossa Rede de Apoio, fazer um planejamento, um Plano de Amamentação ainda durante a gestação é fundamental para que, depois que o bebê chegar, você não precise lidar com imprevistos e se sentir mais segura. Um exemplo de Plano de Amamentação você encontra como bônus no Livro “Sintonia de Mãe”. LANÇAMENTO 21/02/18.

Preparo emocional para amamentação

Conhecimento é a palavra-chave. Conhecendo sobre como funciona seu corpo, o que é normal e esperado, o que fazer frente as primeiras dificuldades, vai te deixar mais tranquila durante todo o processo.

Preciso deixar meus mamilos mais resistentes para conseguir amamentar?

Aposte em um sutiã que te dê uma boa sustentação e que te traga conforto.

Bom, ainda temos muito a conversar sobre o preparo para a amamentação.

Acompanhe a série de vídeos "Amamentação para Iniciantes” no YouTube

E se quiser se aprofundar mais no assunto amamentação, participe da próxima aula online.

O próprio organismo já se encarrega disso, ele já está preparando a sua mama para a amamentação. As modificações hormonais durante a gravidez já são a preparação suficiente.

Nas fantásticas e longas listas de enxoval de bebê oferecidos pelas lojas infantis, não faltam produtos que prometem facilidade na amamentação e as mamães “topam’ comprar todos eles, sem exceção, nem que seja para não sentir culpa depois, se algo correr errado.

O que normalmente acontece é que muitas vezes somos nós que interferimos nesse preparo natural. E muitas vezes na intenção de fazer a coisa certa, acabamos atrapalhando!

Veja nesse vídeo “Preparo da Mama para Amamentação: 3 erros mais comuns”

Contato

Navegação

Me Siga!

Andressa Bortolasso

suporte@sintoniademae.com.br

Copyright © 2023 — Andressa V Bortolasso Teixeira Cia Ltda

Todos os direitos reservados

26.258.369/0001-92