Cardápio do bebê de 6 meses

O momento de iniciar a Introdução alimentar no bebê é uma delícia!
É o momento de inseri-lo nas refeições da família e curtir junto com ele suas descobertas.

Preparem-se para as fotos! Você não vai resistir em registrar esses momentos incríveis!
E não perca essa oportunidade de registrar, porque é uma fase que passa muito rápido!

Logo, logo seu bebê estará sentado à mesa, comendo igual “gente grande”.
A introdução alimentar pode ser um fase muito prazerosa, mas demanda muita energia.

Para muitas mamães, essa fase coincide com a volta ao trabalho. Dessa forma, organizar os horários, os alimentos, preparar as refeições, oferecer ao bebê com paciência, estar junto nesse momento, limpar tudo depois e ainda pensar o que você vai fazer para o jantar, não é fácil, não! Além do preparo de tudo, ainda temos que lidar com o entorno! Como iniciar a Introdução alimentar, o que esperar do bebê, quanto ele precisa comer em cada refeição, e se ele não quiser comer, será que ele está sendo bem nutrido…

Nessa fase, eu pensei, “nossa, como era fácil amamentar!”

Introdução alimentar:
dicas para ficar mais simples

E fiz este vídeo com algumas dicas que podem simplificar esse momento em que você está vivendo ou está prestes a iniciar. Com pressa, horários contados no relógio, manter a paciência pode ser um grande desafio!

Quanto mais tranquila e segura você estiver, maior a chance de tudo fluir bem!
A partir dos 6 meses, o sistema digestório do seu bebê já está maduro para iniciar a digestão de alimentos sólidos. Também, o organismo do bebê está mais preparado para eventuais infecções ou alergias causadas por novos alimentos.

O leite materno continua sendo a principal fonte de energia e nutrientes para o bebê.
Nessa fase a criança começa a se interessar pelos alimentos que as pessoas da família estão comendo. Aproveite esse interesse para introduzir novos sabores ao bebê, desde que uma alimentação saudável seja hábito da família. É uma boa oportunidade de melhorar a alimentação da família inteira.

Capriche nas frutas, verduras e legumes e fique longe de produtos industrializados, enlatados e cheios de conservantes. Evite também o açúcar, mesmo se os produtos açucarados se apresentarem como alimentos de bebê como o danoninho!!!
O cardápio do bebê deve ser variado, desde o início. Não se prenda a duas ou três frutas!

Por isso, quando for à feira, lembre-se de comprar pequenas quantidades de frutas variadas para não estragar. Pense também em comprar alimentos da época que são mais frescos e mais baratos. Planeje as refeições semanais da família, pensando em que o bebê vai comer. Fica mais fácil porque aí você não precisa fazer um cardápio separado para o bebê. Dá menos trabalho!
A partir dos 6 meses, com o desenvolvimento das estruturas faciais, os bebês conseguem movimentar a mandíbula de um lado para o outro, treinando o processo de mastigação.
O nascimento dos dentinhos é um ótimo sinal de que o bebê já está pronto para mastigar!

Mesmo que seu bebê ainda não tenha dentinhos na época de introdução alimentar, você não deve bater sua comida do liquidificador e nem passar pela peneira!
Se você fez a opção pelo método de IA tradicional, amassar a comida faz com que ele sinta a textura dos alimentos e as sensações que eles promovem na boca.

Se você fez a opção por um método de introdução alimentar mais participativo, você pode, desde o início, oferecer alimentos em pedaços para o bebê. Sempre cuidando para que os cortes facilitem a apreensão pela mãozinha do bebê que ainda não tem tanta habilidade no início.

Como iniciar a Introdução alimentar no bebê de 6 meses

5 maneiras de simplificar a introdução alimentar

Preciso continuar dando leite, mesmo que o bebê esteja comendo?

Sim, você deve continuar dando leite para o bebê. Se você estiver amamentando, pode continuar. Amamente sempre enquanto você está em casa, e dê preferência pelos alimentos nos momentos que você está trabalhando.

No caso da criança beber fórmulas, ela inda deve beber fórmulas especiais para crianças com menos de um ano.

Mas se você chegou até o final desse texto, é porque certamente você tem vontade em acertar! Você pode ter uma introdução alimentar de sucesso, com reflexos dela para o resto da vida, refletindo na saúde de seu filho ou de sua filha.

Você pode começar a construir esse caminho agora, participando da Série de vídeos Introdução alimentar e da PRÓXIMA AULA ONLINE do Sintonia de Mãe.

Deixe o seu comentário!

Contato

Navegação

Me Siga!

Andressa Bortolasso

suporte@sintoniademae.com.br

Copyright © 2023 — Andressa V Bortolasso Teixeira Cia Ltda

Todos os direitos reservados

26.258.369/0001-92