Com as dicas desse artigo você terá condições de saber o que fazer frente a essa dificuldade que muitas mamães enfrentam logo que chegam em casa da maternidade. Ingurgitamento mamário, conhecido como mama empedrada, ocorre quando não há um esvaziamento correto da mama, especialmente durante a apojadura (descida do leite).

Esse problema geralmente não acontece na maternidade, onde você ainda tem a assistência dos profissionais de saúde. Mas ele normalmente ocorre nos primeiros dias em casa após ter seu bebê. Por isso, é muito importante que você saiba o que fazer para não colocar em risco a amamentação do seu filhote.

Esta foi a causa de minha mãe ter deixado de amamentar dois filhos dos seus três filhos. A apojadura dela foi tão intensa que o leite empedrou na mama (mama empedrada) e eu e minha irmã não conseguimos mamar. Ela diz que os primeiros dias com os bebês em casa eram realmente muito difíceis por isso e apesar dela ter procurado ajuda profissional não conseguiu resolver o problema. Ela usava compressas nas mamas, pois foi o que minha avó sabia recomendar, mesmo assim o quadro foi só piorando o que levou a um desmame precoce. Somente no terceiro filho é que ela conseguir finalmente vencer este problema e amamentar como ela sempre quis. Mas, você, definitivamente, não precisa chegar ao seu primeiro filho para descobrir na “raça” o que fazer!

O seio empedrado pode ser um grande problema, pois além de um fator de grande dor na mama, para o recém-nascido representa também uma grande dificuldade para a pega correta e extração do leite.

Compressa nas mamas ajuda a desempedrar o leite? Mito ou Verdade

Vamos entender um pouquinho da ação do quente e frio no organismo, especialmente nas mamas.

Compressa quente: o calor causa vasodilatação, aumento do metabolismo celular e é por isso que em primeiro momento ajuda na dor na mama. Mas com os vasos dilatados, o leite descerá mais e se a mãe não conseguir fazer uma boa ordenha, o quadro pode piorar. Mas o grande risco ainda não é esse! Com o aumento da temperatura da própria mama quando está empedrada, assim como em situações de mastite, a mãe pode não perceber que a temperatura da compressa pode estar muito elevada, o que pode levar a sérias queimaduras acompanhadas de muita dor na mama.

Compressas frias: o frio reduz o inchaço devido à vasoconstrição, acompanhada da redução do metabolismo. As compressas frias são usadas para reduzir o fluxo de leite, mas se a mama estiver muito cheia, aumentará ainda mais a dor na mama e dificultará ainda mais a saída do leite.
Desta forma, vemos que as compressas não são a melhor soluções, principalmente se você fizer sozinha, sem acompanhamento profissional.

Dor na mama pelo engurgitamento

Compressas quentes ou frias são amplamente utilizadas como medidas caseiras por muitas mamães para tanto para o alívio da dor na mama causada pelo Ingurgitamento como também na tentativa de “desempedrar” o leite acumulado na mama. Mas, apesar de muito utilizadas, as compressas não têm comprovação científica categóricas quanto seus benefícios.

Compressa Quente e Compressa Fria

Mama empedrada o que fazer para prevenir

Para tratar e prevenir que a mama empedrada você deve, retirar leite sempre antes de toda mamada. Com isso, sua aréola ficará mais flexível, e isso facilitará com que seu bebê pegue corretamente e consiga extrair leite de forma efetiva. Quando o leite começa e descer, deixa a aréola mais rígida. Assim, o bebê não consegue fazer uma boa pega e consequentemente não consegue extrair uma boa quantidade de leite. É importante toda mãe saber os sinais da pega errada. Com a pega errada, o leite fica então “sobrando” na mama, o que leva a mama empedrada, dor na mama e pode até desencadear uma mastite.

Estou muito contente por você estar aqui, se preparando para a amamentação.

Saiba que isso faz uma enorme diferença.

E para te ajudar mais, que te pedir para deixar aqui sua maior dúvida sobre amamentação e também que você se inscreva no nosso canal do YouTube.

Até loginho!!!!

Andressa Bortolasso

Deixe o seu comentário!

Contato

Navegação

Me Siga!

Andressa Bortolasso

suporte@sintoniademae.com.br

Copyright © 2023 — Andressa V Bortolasso Teixeira Cia Ltda

Todos os direitos reservados

26.258.369/0001-92