COMO SE PREPARAR PARA A AMAMENTAÇÃO

Em 29/01/2018 , Comments

Para alguns bebês e mamães, a amamentação segue bem desde o início, mesmo sem preparo.

Para 88% das mulheres representa mais um sofrimento do que uma benção. Dor, dúvidas e palpites, enfrentar tudo isso não é nada fácil.

O preparo é fundamental, já que não vale queremos arriscar esse momento tão especial.

Afinal, não amamentar dói mais! O sentimento de não ter conseguido amamentar acompanha a mulher por toda vida. Não é incomum as mamães me contarem que sempre que se deparam com alguma mulher amamentando, todo esse sentimento vem à tona, não importa o quanto tempo tenha passado.

Foi nos colocado na ideia de que precisamos sofrer para ganhar o paraíso, e somente quem é forte o suficiente para aguentar a dor que recebe o grande prêmio da amamentação feliz.

E ainda hoje, vejo muitas pessoas dizerem assim, “dói, mas passa” ou “precisa calejar”, ou ainda “amamentar também é padecer no paraíso”.

Será que precisamos mesmo passar por essa prova de fogo?

Claro que não!

Você não precisa conhecer o Lado B da amamentação

Você pode imaginar uma mãe com o peito todo machucado, sangrando ter que colocar o bebê para sugar? Resultado, bebê chorando de uma lado e mãe chorando do outro. E você nem imaginava que passaria por tudo isso. No lugar de estar curtindo os primeiros dias com seu bebezinho, você está estressada, exausta, preocupada e insegura. E isso, é claro, mexe com toda a família que faz de tudo para ajudar, mas muitas vezes atrapalha! Cada um dando sua opinião própria e querendo que você faça do jeito deles! Mas, peraí! Onde vão parar suas vontades, seus desejos? Onde vai parar seu sonho de amamentar que você tanto idealizou na gestação? Tem horas que nem mesmo você sabe onde tudo isso foi parar. E o pior, nem sabe que vai conseguir resgatar esse sonho e se será mesmo abrir mão de tudo e aceitar a situação atual, por não ter mais forças para lutar contra tudo e contra todos.

O que você precisa saber é que não precisa ser assim! Com conhecimento e planejamento dá para ser diferente e não vivenciar o lado sombrio da amamentação. Podendo curtir seu bebê mamando em paz, crescendo saudável, e fazer desse momento uma lembrança incrível para o resto de sua vida!

Assista ao vídeo:

Amamentação: Preparo durante a gestação

Um dos maiores segredos para não ter que viver o lado B da amamentação, é o preparo durante a gestação.

como-se-preparar-para-amamentar-img-01

Uma dica, sempre parta do princípio de que você terá dificuldades. Dessa forma você poderá prever tudo antes e evitar problemas. Quando somos otimistas demais nesse quesito, normalmente nos surpreendemos no pós-parto e pagamos um alto preço por isso!

Vejo as grávidas muito focadas em preparar tudo para a chegada do bebê. E preparam tudo mesmo, enxoval, quartinho, lembrancinha da maternidade, sessão de fotos, chá de bebê...Preparam tudo, menos para a amamentação! E muitas dizem que nem imaginavam que isso fosse tão importante, por acharem que amamentar é um ato natural e instintivo. Só que não!

O preparo dos seios para a amamentação

Quando falo para as gestantes sobre a importância do preparo ainda na gestação, a próxima pergunta é: “como devo preparar meus seios para amamentar?”

O preparo dos seios é um assunto que permeia uma grande variedade de orientações contraditórias que nos colocam em dúvidas sobre o que realmente ajuda e o que vai atrapalhar a amamentação depois que o bebê nascer.

Se essa também é a sua pergunta: como preparar suas mamas, eu quero te convidar a ter um olhar diferente sobre isso!

O preparo das mamas não representa nem 5% de todo o preparo que você precisa ter. E sabe por que? Porque a natureza já se encarrega disso para você! O grande segredo é não interferir nessa proteção natural.  E é aí que muita gente erra! Queremos tanto nos preparar e não sabemos como que acabamos interferindo no processo natural. O que você precisa fazer é cuidar dos outros 95% a formação de sua Rede de Apoio, o conhecimento das técnicas que você precisa ter para ensinar seu bebê a mamar e o seu preparo emocional. 

QUER MAIS?

Comece participando da próxima AULA ONLINE "Como Aumentar sua Produção de Leite Materno de Forma Segura e Sem o Uso de Medicamentos".

Inscreva-se pelo link abaixo:

 

Com AMOR,

Andressa Bortolasso

ARTIGOS RELACIONADOS