O choro do bebê no peito é uma queixa muito comum que costuma deixar as mamães muitos tristes.

A recusa do bebê a mamar traz um grande sentimento de frustração para as mães, pois acham que o bebê não tem interesse em seu leite ou até mesmo estão rejeitando a própria mãe.

Um dia atendi uma mãe que chorava, aos prantos, enquanto tentava amamentar seu bebê. Eu a perguntei se ela estava sentindo muita dor. E para a minha surpresa ela disse “Não estou com dor na mama, mas dor no coração”. Logo eu me assustei e achei que poderia ser algo mais grave. E ela completou que sentia dor no coração porque sua filha tão amada estava a rejeitando.

Quase todos os bebês passam por fases em que rejeitam o peito, durante a amamentação. Mas, fique tranquila, isso não acontece porque o bebê não gosta de você! Algo pode estar o incomodando e por isso eles têm esse tipo de atitude. Por isso, não se sinta culpada!

Várias podem ser as causas, aqui vou te dar algumas possibilidades para essa atitude.

Bebê que mama e chora está rejeitando o peito?

A primeira causa provável é a Fase de adaptação do bebê à amamentação. Se você tem um bebê novinho, saiba que ele já nasce com os reflexos responsáveis pela alimentação. Mas ele ainda não se adaptou a eles.

Ele precisa ter habilidade e dominar os reflexos de sucção, deglutição e respiração. Ele precisa fazer tudo isso junto e em harmonia, para conseguir fazer uma amamentação correta. E quando não consegue fazer isso, ele pode se irritar e você pode ver seu bebê chorando muito. Então não é que ele não deseje mamar, mas está com dificuldade.

Meses do bebê, a idade pode ser importante para entendermos esse choro

Bebê Chora dormindo enquanto mama

Quando o neném está mamando e alterna choro com dormidinhas ele pode estar apresentando o que chamo de super cansaço.
Muitas vezes os bebê resistem inacreditavelmente às sonecas. Um bebê que não faz a quantidade de sonecas que precisaria durante o dia pode estar cansado demais para mamar.

Como ele precisa fazer um grande esforço para extrair leite e pelo cansaço isto está muito difícil, ele fica normalmente irritado e muitas vezes chega até a empurrar a mama. Geralmente isso acontece quando “passou” sua hora de dormir.

Para evitar isso é importante cuidar do horário das sonecas e levar seu bebê para um quarto silencioso e escuro sempre que ele apresentar os primeiros sinais de sono como, esfregar os olhinhos, coçar a cabeça, mexer nas orelhas, perder o interesse pelas atividades. Se a mãe começar a prestar atenção nisso, em grande parte das vezes resolve o problema do neném chorando muito na hora de mamar.

Bem, espero ter ajudado a entender essa atitude de seu bebê. Quero que você saiba que outras causas também podem ser possibilidades para o choro no peito. O mais importante é você observar e tentar entender o que seu bebê quer dizer com isso.

Não é apenas manha, é um sinal que seu bebê precisa de ajuda! Calma e paciência são essenciais para se chegar a uma conclusão e entender seu neném chorando.


Um grande abraço
Andressa Bortolasso

Tratar cólicas pode ser uma saída

Até os três meses de vida, o sistema digestório ainda não está maduro. Ao mamar, iniciam-se os movimentos peristálticos que tem o objetivo levar o alimento até o estômago e depois ao intestino para finalmente ser excretado.

Só que no bebê, por essa imaturidade, esses movimentos não são ainda sincronizados, o que pode levar a um desconforto gástrico. Isso favorece gases recém-formados, cólicas e até mesmo refluxo. E desta forma você terá um bebê chorando muito no peito.

É muito importante você conversar com seu médico para que ele possa te orientar como tratar cólicas. Ele poderá te indicar práticas e até mediação para aliviar cólicas e consequentemente melhorar esse desconforto.

Deixe o seu comentário!

Contato

Navegação

Me Siga!

Andressa Bortolasso

suporte@sintoniademae.com.br

Copyright © 2023 — Andressa V Bortolasso Teixeira Cia Ltda

Todos os direitos reservados

26.258.369/0001-92