AMAMENTAÇÃO: PEGA CORRETA BASTA PARA O BEBÊ MAMAR BEM?

Em 04/03/2019 , Comments

Você já deve saber que o item fundamental para a amamentação dar certo é a famosa pega correta.

Mesmo sabendo disso, quando estamos vivenciando tudo na prática, fica difícil para conseguirmos identificar se o que se apresenta ali é uma pega correta ou uma pega errada do bebê.

PEGA CORRETA NÃO GERA DOR AO AMAMENTAR

Pode ser que você já conheça os sinais básicos de pega correta. Ou pode ser também que tudo isso seja novidade para você. Seja qual for o caso, é bom saber que:

  • A boca do bebê precisa estar bem aberta, como boca de “peixinho”
  • O bebê precisa abocanhar quase toda a aréola
  • O queixo do bebê deve estar encostado na mama, e o nariz livre para respirar

O fato é que, mesmo a pega parecendo estar correta, algo pode estar errado se houver dor ao amamentar ou baixa produção de leite por falta de estímulo na mama. Isso pode confundir as mamães.

Então aqui vai uma notícia, se um desses casos é o seu, dor ou falta de leite, fique atenta!

Pega correta apenas não basta para o bebê mamar bem.

AMAMENTAÇÃO CORRETA DO RECÉM-NASCIDO

Será que os bebês nascem sabendo mamar?

Quase todo bebê saudável nasce com os reflexos de busca e sucção.

Mas isso não quer dizer que nascem sabendo mamar. Alguns são danadinhos, pegam de primeira! Mas, a grande maioria deles precisam do nosso auxílio e se não ensinarmos ele pode ficar mamando errado por meses. Veja o caso da Vanessa, que com 3 meses ainda tinha fissuras mamilares por pega incorreta. Com a pega incorreta, logo, logo vem as consequências como fissuras mamilares, dor ao amamentar, mamadas muito longas ou curtas demais, baixa produção de leite da mãe.

Por isso, é importante a gente aprender para poder ensiná-lo. A mãe é quem está 24h por dia com o bebê, portanto ela é a melhor pessoa para ensiná-lo. Uma mamãe bem instruída, treinada e apoiada tem condições de observar seu bebê, como ele mama e descobrir o que pode estar errado.

AMAMENTAÇÃO CORRETA PASSO À PASSO

Para que o bebê consiga extrair leite suficiente para crescer e se desenvolver bem, ele precisa, além da pega correta, um bom trabalho muscular dentro e fora da boca. Veja o vídeo abaixo:

Então veja, não basta ter uma pega correta, seu bebê precisa saber trabalhar com precisão os mais de 20 músculos da face e pescoço envolvidos no processo de amamentação. Esses músculos precisam trabalhar harmoniosamente para uma amamentação correta, como uma engrenagem.

Somente dessa maneira é que irá desencadear o estímulo hormonal para garantir uma boa produção de leite.

E isso explica o fato da mãe que não produz muito leite , mesmo o bebê fazendo uma pega correta.

A estimulação correta do complexo alvéolo-areolar da mama acarreta uma mensagem para a hipófise, no cérebro, para liberar ocitocina e prolactina, dois hormônios essenciais para a manutenção da produção de leite na mãe.

Resumindo:

Sucção efetiva = muito leite

Sucção deficiente = pouco leite

 

CONTINUE NO BLOG:

É necessário saber avaliar os SINAIS DE UMA PEGA INCORRETA. Porque assim você saberá imediatamente que algo não vai bem. 

Preparei este artigo onde eu mostro 4 sinais de pega incorreta, que você já pode observar na próxima mamada.

Leia agora o post:

AMAMENTAÇÃO- 4 SINAIS QUE A PEGA ESTA INCORRETA

 

QUER MAIS

Você pode ajudar seu bebê a fazer uma mamada efetiva e chegar a esse leite que engorda. Porém, antes de ensinar é preciso aprender as técnicas corretas. Aprender para ensinar é um lema que dá certo na amamentação.

Procure informações confiáveis.

Comece participando das nossas aulas abertas aqui do Sintonia de Mãe.

E se você está grávida, não deixe passar essa oportunidade. Assim, quanto mais informações, mais segura você ficará na hora de amamentar.

Um grande abraço,

Andressa